13 jardins com vasos em varandas, quintais e ambientes internos

Com materiais e acabamentos diferentes, os vasos acomodam desde suculentas a árvores e podem ser a base para um jardim exuberante. Na varanda, quintal ou em ambientes internos eles adicionam charme à decoração e espalham o verde. Confira a seguir projetos que irão inspirá-lo a apostar nesta tendência do paisagismo!

. Com folhas tão brilhantes que parecem até enceradas, a zamioculca chama atenção nesta sala de estar projetada pelo designer Marcelo Rosenbaum e pelo arquiteto Flavio Miranda. Ela foi posicionada ao lado dos janelões, junto a samambaias e a uma palmeira-camedórea. A simplicidade dos vasos de barro combina com o tapete de fibra natural criado por uma comunidade de artesãos em Várzea Queimada, no Piauí, e contrasta com a brutalidade da coluna descascada e do piso de cimento queimado.

Projeto do designer Marcelo Rosenbaum e do arquiteto Flavio Miranda Foto: Victor AffaroEditora Globo

. Por apresentar um crescimento lento, a palmeira-leque é ótima para o cultivo em vasos. Mas é preciso colocá-la em ambientes amplos e bem iluminados, como neste vão embaixo da escada, com projeto assinado pelo paisagista Gil Fialho. Suas folhas grandes, plissadas e com margem dentada, em um lindo tom de verde brilhante, chamam a atenção de quem passa.

Projeto do paisagista Gil Fialho Foto: Edu CastelloEditora Globo

. O caule do ciclanto é quase inexistente, já suas folhas são exuberantes: grandes, largas e com aspecto amassado. Vai superbem em ambientes internos à meia-sombra e não precisa de vasos muito altos. A umidade é essencial para essa espécie. Uma boa dica é proteger o solo do vaso com casca de pínus, para diminuir a evaporação da água de regas. Projeto da arquiteta Bruna Riscali.